Monitorização Preventiva de Segurança
A segurança deve ser verificada em todos os momento de arranque, engate de alfaias e implementos, operação, monitorização e manutenção. Deixamos aqui apenas algumas dicas para que seja sensibilizado para a segurança desta máquina rolante, que não substitui as instruções completas de segurança que deve ter presentes:
- Certifique-se que o operador tem formação «Conduzir e Operar com o Trator em Segurança (COTS)» ou da equivalente Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD); não se aplica a quem tem carta de condução T1, T2, T3.
- Certifique-se que no caso de não ter cabina, possui o arco de segurança, ou arco de proteção, em bom estado.
- Certifique-se que tem os pneus apropriados em dimensões e tipo de construção, e a pressão certa para o terreno.
- Observe onde está indo, especialmente em extremidades, em estradas, ao redor de árvores e em obstáculos baixos suspensos.
- Não permita passageiros no trator e certifique-se que haja distância de segurança relativamente a pessoas que estejam por perto.
- Conduza o trator com cuidado e a velocidade compatível com a segurança, especialmente ao trabalhar em terrenos irregulares, ao atravessar valas ou declives, e ao fazer curvas.
- Quando o trator estiver preso ou os pneus atolados, recue para evitar perturbações.
- Bloquei os pedais dos travões do trator em conjunto durante o transporte em estrada, para proporcionar uma travagem adequada nas rodas.
- Cumpra o plano de manutenção previsto no concessionário da marca Solis.
- Peça regularmente uma Inspeção de Segurança a um concessionário da marca Solis.
-
-
-
Aconselhamos a consultar periodicamente o Manual do seu trator.
Se não o tiver, consulte aqui.
-